Estado Theta

O que você precisa saber sobre alma gêmea

Atualizado em 27/12/2019

Encontrar o verdadeiro amor, isso é o que muitos querem e buscam, sejam mulheres ou homens. E para isso procuram pela sua “alma gêmea”.

Esse termo é constantemente usado pelas pessoas ao longo dos anos e em vários cantos do mundo. Termo esse usado para explicar a ligação harmoniosa entre um homem e uma mulher, para explicar que ambos estão unidos como uma só alma.

Nesse artigo, além de explicarmos o que é alma gêmea, apresentaremos os pontos essenciais que você precisa conhecer e que te ajudarão a encontrar a sua alma gêmea.

Mas o que é alma gêmea?

De acordo com o significado encontrado no dicionário, alma gêmea é “uma pessoa que complementa outra”. Ou seja, podemos vê-la como uma espécie de conexão interna que há entre duas pessoas.

É algo que não pode simplesmente ser explicado em palavras, no entanto usaremos elas para fazer com que você entenda melhor o conceito de alma gêmea.

Falar sobre paixão é muito diferente de falar sobre alma gêmea, são duas coisas bem distintas. A paixão vem recheada de desejo, mas, muitas das vezes, também vem com elevadas doses de possessão e loucura.

Já a alma gêmea é algo com mais essência, é amar a outra pessoa como se fosse a si mesmo. É tratar essa pessoa bem, cuidar, proteger, etc. É ter prazer e alegria também ao ver essa pessoa feliz e bem.
Há ainda quem diga que almas gêmeas conseguem viver muitas vidas e sempre se reencontrarem.

 Como encontrar sua alma gêmea?

Só existe um caminho para encontrar a sua alma gêmea, que é: olha para dentro de si e conhecer a sua própria alma. Uma alma não pode ser identificada pela sua aparência física, logo, não é pela visão que você encontrará a pessoa que será sua outra metade da laranja.

O fato é que somos todos diferentes, cada pessoa possui sua essência. Mas quando falamos em buscar pela alma gêmea estamos nos referindo a encontrar uma pessoa que queira seguir o mesmo caminho que o nosso.

É alguém que, apesar de possui sua singularidade (o que é algo maravilhoso) olha para a mesma direção que você está olhando.

E isso exigirá de você não apenas o autoconhecimento, mas também entrega e que você elimine julgamentos e preconceitos.

Sinais de que aquela pessoa é sua alma gêmea? Existem muitos.

Sendo que um dos principais deles é que você sente-se totalmente a vontade com aquela pessoa desde o primeiro momento que a conheceu, você sente que pode ser totalmente sincero ou sincera com ele ou com ela, que pode ser você mesmo, sem medo.

o-que-voce-precisa-saber-sobre-alma-gemea

Enfrentando desafios

Mas as almas gêmeas não vivem apenas momentos de felicidade desde o primeiro momento, pode ser que elas precisem enfrentar dificuldades que ponham a prova o seu amor.

No livro Almas Gêmeas do escritor norte-americano Nicholas Sparks, nos deparamos com a história de Hope Anderson e Tru Walls que criam uma ligação logo quando se veem, e seus sentimentos crescem dia após dia, mas eles precisam enfrentar momentos difíceis para que seu amor possa, enfim, vencer.

E, ainda, para ilustrar isso de forma ainda mais real, temos no livro Carta a D do escritor André Gorz uma carta de amor para sua esposa, com a qual estava casado há mais de 60 anos. O próprio autor menciona que ambos estavam ligados por meio de um vínculo qual não se podia ver, mas era real. Esse livro foi escrito depois que ele descobriu que sua esposa sofria de uma doença degenerativa.

No final desse “livro carta”, o autor relata que ele e sua esposa tinham o desejo de estarem juntos numa nova vida. O mais intrigante é que os corpos dos dois foram encontrados juntos no ano de 2007.

Podemos fechar aqui citando o que disse Kailen Rosenberg, da agência The Love Architects: “o fato de ela ser sua alma gêmea não significa que a relação de vocês seja livre de dificuldades”.

Todos temos uma alma gêmea?

Será que todos nós temos uma alma gêmea?

Enquanto alguns tiveram mais relacionamentos do que estrelas no céu, outros tiveram poucos relacionamentos, porém mais longos. E, por fim, há aqueles que nunca sequer se relacionaram.

Então, o que acontece? Apenas algumas pessoas têm uma alma gêmea?

Na realidade, o que acontece é que para conseguir atrair uma pessoa que seja compatível com você, antes é necessário tratar dos seus conflitos internos.

Muitas pessoas apostam sua felicidade na busca pela sua alma gêmea, achando que essa pessoa solucionará seus problemas emocionais e tornará sua vida mais feliz.

No entanto, se você for com esse pensamento, colocará toda a sua carga nas costas dessa pessoa e poderá transformar um relacionamento que tinha tudo para dar certo num verdadeiro pesadelo.

O amor próprio (conhecendo-se)

Se você é uma pessoa fria, que odeia a si mesmo, que dá mais valor as coisas materiais, está preso ou presa a crenças limitantes e velhos e ineficazes padrões, então jamais conseguirá reconhecer e dar valor ao amor verdadeiro.

Amar a si mesmo não é egoísmo, mas um modo de viver bem consigo mesmo e, consequentemente, viver bem com sua alma gêmea.

Afinal de contas, como você saberá que aquela pessoa é sua alma gêmea se nem ao menos sabe quem você mesmo é e quais seus objetivos na vida?

Usando outras palavras, antes de encontrar sua alma gêmea, e ter certeza de que aquela pessoa o é, você precisa exercitar o autoconhecimento e aprender a se amar.

Uma alma gêmea não será a solução para os seus problemas e complexos, mas sim complementará o amor que você já tem, fortalecerá sua vida e ajudará a abrir ainda mais o seu coração. Ou seja, essa pessoa completará sua vida.

Logo, podemos concluir que todos tem uma alma gêmea, no entanto, as vezes é necessário solucionar alguns conflitos internos para que, assim, as coisas se tornem mais claras e você possa encontrar a sua.

Esteja constantemente evoluindo como pessoa. Se você acredita que o amor não é para você, que um par apenas geraria sofrimento, que os bens materiais são mais importantes que uma pessoa, então isso será refletido no seu lado emocional.

É possível encontrar o par perfeito com a ajuda de aplicativos de relacionamento?

Não há como negar que a tecnologia é uma parte essencial da vida de muitas pessoas, ajudando desde a enviar mensagens, realizar pagamentos, enviar e receber arquivos, em assuntos de trabalho, proporcionando entretenimento, etc.

E a tecnologia contribuiu também para mudar a forma como as pessoas se relacionam.

Atualmente, temos vistos diversos sites e aplicativos de namoro com milhares de inscritos e muitos casais sendo formados a partir deles.

Aplicativos e sites como Tinder, Kickoff, Happn, Par Perfeito, entre outros, são alguns dos mais usados por quem busca o seu par perfeito. Eles funcionam basicamente oferendo informações de pessoas (de todo o país) em busca de um relacionamento. A pessoa que se interessar por um perfil poderá visitá-lo e conhecer mais sobre ele ou ela.

Mas será que isso é bom ou ruim?

O dia a dia corrido nas grades cidades faz com que as pessoas queiram soluções cada vez mais “práticas” e isso vale também para a hora em que vão encontrar um amor.

Baixar um aplicativo de relacionamento e buscar por pessoas com perfis compatíveis com o seu é algo realmente prático. Ainda mais porque há ali uma espécie de “demanda” que torna tudo mais fácil: as pessoas ali estão também buscando sua alma gêmea, seu crush, seu par perfeito.

O problema, no entanto, é quando a pessoa não consegue seguir um diálogo com a pessoa do outro lado. Assim, os infindáveis “oi”, “tudo bem?” sem continuação começam.

E isso, em certo ponto, pode tirar o valor que os relacionamentos possuem. Há algum tempo atrás, se relacionar com uma pessoa era algo mais raro e especial, por assim dizer, mas com a facilidade que os aplicativos dão acesso a relacionamentos, eles podem acabar perdendo sua essência para quem não souber como agir.

Mas para que isso não aconteça, é importante que você conheça a si mesmo, tenha um bom diálogo e, daí, sim, inicie uma conversa com objetivo com a pessoa por quem se interessou, seja num aplicativo de namoro, site ou mesmo pessoalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *