Estado Theta

Gratidão: O Que É, Quais Os Benefícios, Como Despertá-la Em Si?

Atualizado em 27/11/2019
Gratidão

A gratidão é um sentimento tão bom e benéfico, mas poucos reconhecem e praticam-no.

Grande parte das pessoas prefere viver reclamando de tudo e de todos. E esse é um hábito que pode trazer malefícios para a saúde mental e física também.

Essas pessoas têm uma inclinação para focar apenas no lado ruim das coisas. E mesmo quando o mesmo não existe, elas encontram um meio de construí-lo.

De acordo com pesquisas, o hábito de se queixar de tudo pode reprogramar o seu cérebro, fazendo com que esse pensamentos negativos fiquem fixados, implantados.

Mas a boa notícia é que é possível mudar tais pensamentos e colher todos os benefícios disso. Os benefícios da gratidão.

O que é a gratidão?

Segundo o dicionário, gratidão é a “qualidade de quem é grato”. Isso basicamente resume tudo.

Gratidão é quando você reconhece algo que alguém fez por você, por menor que seja. É quando você reconhece que algo bom aconteceu ou surgiu em sua vida, não importando se com grande ou menor impacto.

Quem desenvolve esse sentimento vê a vida com outros olhos. Você passa a querer sempre ver o lado bom das coisas. A reconhecer as dádivas que lhe são oferecidas, desde coisas como o ar que respira, a água, os animais, as pessoas em seu convívio familiar, seus amigos, as coisas que conquistou, as lutas que venceu, etc.

De acordo com a Psicologia Positiva (um segmento da ciência psicológica que estuda temas relacionados ao potencial, a felicidade e a motivação dos seres humanos), a gratidão tem efeito sobre emoções positivas.

Por décadas o especialista PhD. Robert Emmons estudou sobre isso e, segundo ele, a gratidão faz com que nossas experiência sejam ampliadas, com isso, temos mais alegria, mais prazer e também mais bondade.

Ser grato atrai sucesso e bem estar

Nosso corpo possui energia e cada molécula dele é uma vibração de energia. E quando o átomo mudar seu estado, na verdade ele está realizando um processo de absorção e emissão de frequências eletromagnéticas.

E quando há mudanças de sentimentos e emoções isso resulta em diferentes tipos de frequências eletromagnéticas.

E o hábito de reclamar, das coisas, das pessoas e da vida com um todo, gera um campo magnético de frequência igual, o qual atrair mais situações ruins e também pessoas negativas. Já o hábito de agradecer pelas coisas ajuda a atrair mais coisas boas para sua vida.

Pode ser que tanto reclamar da vida, das coisas e das pessoas você tenha se tornado alguém negativo e para baixo. E isso, além de te transformar numa pessoa amarga, ainda pode favorecer problemas como ansiedade, estresse e até mesmo depressão.

Mas você não precisa ser grato ou valorizar apenas os momentos ou as coisas de grande relevância. Sua autoestima pode melhorar se você for grato por coisas de menor relevância também.

Mais benefícios de despertar a gratidão

É algo comum do ser humano perder o interesse por algo logo depois de o conquistar ou mesmo tratar essa conquista ou vitória como algo normal, habitual. Ou seja, logo se perder o interesse naquilo que era seu anelo.

Por isso, despertar a gratidão todos os dias te ajuda a potencializar a satisfação por uma conquista ou realização, por menor que seja. Com isso, a pessoa consegue diminuir ou mesmo eliminar sentimentos ou atitudes negativas como murmurar, ter inveja, ter infelicidade, etc. Mas além de contribuir para termos mais felicidade e prazer, a gratidão ainda traz muitos outros benefícios. Tais como:

– Ela tem uma influência positiva sobre a saúde;

– Ajuda a melhorar o sono;

– Diminui a sensação de fracasso e também de solidão;

– Ajuda a termos mais força de vontade e determinação;

– Fortalece o sistema imunológico;

– Ajuda também a diminuir a pressão arterial e a diminuir o surgimento de dores;

– Estimula pensamentos, atitudes e emoções positivas;

– E muito mais.

Primeiro passos para ser mais grato

Comece sendo grato por pequenas coisas que acontecem em sua vida. Tais como o alimento, o ar que respira, os animais, as plantas, a cama que tem para dormir, o sol que te aquece, entre outras.

E mesmo que as situações com as quais temos que lidar sejam difíceis, devemos sempre ter uma nova perspectiva dessa situação, olhar por outro ângulo para extrair algo de bom.

O que diferencia uma pessoa feliz de uma pessoa infeliz é porque essa primeira estimula sua mente para que ela seja inclinada as coisas boas e porque ela exercita a gratidão diariamente.

Experimente hoje ser grato por algo e faça disso um exercício diário para sua felicidade e plenitude.

Comece a eliminar o costume de olhar apenas a parte ruim das coisas e das situações.

Lembre-se que, assim como um ímã, nós atraímos para nós o que nossa mente estiver cheia. Se estivermos cheios de pensamentos negativos, então atrairemos negatividade. Já se estivermos com pensamentos positivos, então atrairemos positividade.

4 dicas para despertar a gratidão

1 – Tenha o hábito de anotar, diariamente, as coisas pelas quais você é grato. Tente anotar coisas novas todos os dias. Analise cada detalhe de sua vida a fim de descobrir coisas, até mesmo simples, pelas quais é grato;

2 – Seja específico: usar “sou grato pelo meu trabalho” é algo mais abrangente, mas dizer “sou grato pelo dia de hoje no trabalho ter sido produtivo” é algo mais específico, apenas para citar um exemplo;

3 – Anote as coisas boas que aconteceram com você ou que você conquistou nos últimos 12 meses;

4 – Livre-se do passado carregado: se existem lembranças do passado que te impedem de ver a vida de um jeito melhor, é importante livrar-se disso. Viva o agora, viva o presente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *