Estado Theta

Tratamentos Naturais Para Depressão

Atualizado em 27/11/2019

Existem alguns tratamentos naturais para depressão, livres de efeitos colaterais, que podem ajudar no tratamento de quem sofre com essa doença.

E esses tratamentos naturais contra depressão beneficiam sua vida como um todo, podem aumentar muito sua autoestima e, o melhor de tudo, estão acessíveis a todos.

Mas é importante alertar aqui que a depressão não se cura sozinha, é importante ter acompanhamento profissional, mesmo fazendo uso das alternativas naturais que te apresentaremos aqui.

Depois de ler este artigo sobre tratamento natural para depressão, talvez você goste de ler também:

Depressão: o que é, causas, sintomas, diagnóstico

Tratamentos naturais para depressão e atividades físicas

Provavelmente você já ouviu falar que mente e corpo estão interligados. E isso é a mais pura verdade. Então, você pode considerar a atividade física um dos tratamentos naturais para combater a depressão, sim.

As atividades físicas, por exemplo, ajudam a conferir em bem estar emocional. Sendo que até mesmo psicólogos indicam a prática de atividades física para quem busca melhorar os sintomas de problemas como estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

E não é por menos.

De acordo com estudos, praticar apenas 20 minutos de atividades física todos os dias melhora o humor por até cerca de 12 horas após o fim do exercício. Sem mencionar outros benefícios como:

  • Melhora sua autoestima;
  • Elimina aquela sensação de fadiga e desgaste;
  • Melhora o seu foco no trabalho, nos estudos, entre outros.
  • E a prática de atividades físicas é ainda essencial para melhorar a capacidade de memorização e o raciocínio.

Esse é um dos maiores tratamentos naturais para depressão.

A influência das atividades físicas para o bem estar emocional

Não são poucos os estudos sobre os efeitos das atividades física sobre nossa saúde, seja física ou mental. E uma dessas descobertas diz respeito aos efeitos da chamada “endorfina” no organismo humano.

A endorfina trata-se de um tipo de hormônio natural que é produzido por meio das reações do nosso cérebro. Na atividade física, esse hormônio é liberado tanto durante quanto após a prática, gerando sensação de bem estar, de alegria. Por isso é conhecido também como o “hormônio da alegria”.

Atividade física como tratamento natural para depressão Atividade física como tratamento natural para depressão

Como consequência, emoções como ansiedade, estresse e mau humor são diminuídas. Sem contar que também ajuda a aliviar tensões.

Por isso esse hormônio é um grande auxiliador no tratamentos de problemas psicológicos como ansiedade e estresse, por exemplo, e até mesmo a depressão.

E quando falamos em depressão, estudos ainda relatam que praticar exercícios físicos pode aliviar esse problema. E isso acontece porque as pessoas que possuem hábitos sedentários tem maiores chances de desenvolverem depressão do que aquelas que praticam atividade física de forma regular.

E ao combinar a terapia com a prática de atividades físicas e outros métodos alternativos, os resultados para quem sofre com depressão podem ser realmente gratificantes.

Tratamento natural para depressão utilizando chás que melhoram a saúde cerebral

De acordo com estudo publicado no periódico científico Aging, os chás ajudam a melhorar a saúde cerebral.

A descoberta envolveu pesquisadores de diferentes países, tais como China, Cingapura e Reino Unido. Eles descobriram que a bebida tem a capacidade de proteger o cérebro do declínio de suas funções que estejam atrelados a velhice.

O estudo, que envolveu testes cognitivos, foi realizado com 36 adultos, todos eles com idade superior a 60 anos. A duração foi entre os anos de 2015 a 2018.

Os voluntários passaram por exames de ressonância magnética e os pesquisadores também fizeram o levantamento de dados sobre o estilo de vida desses voluntários.

O resultado foi que aqueles que consumiram chá verde, o chá chinês Oolong e também chá preto ao menos 4 vezes na semana por 25 anos apresentaram uma maior eficiência na conexão entre as regiões do cérebro, desse modo, as informações eram melhor processadas.

Chá para depressão funciona Chá para depressão funciona

Lei Feng, o pesquisador que liderou o estudo, usou uma analogia onde as regiões do cérebro seriam como destinos e as conexões entre essas regiões seriam como estradas.

“Quando um sistema de estradas é melhor organizado, o movimento dos veículos e dos passageiros é mais eficiente e usa menos recursos. De modo similar, quando as conexões entre as regiões cerebrais são mais estruturadas, o processamento de informação ocorre de modo mais eficaz”, comentou Feng.

No entanto, os pesquisadores querem agora estudar melhor a composição dos chás e entender como eles evitam o declínio das funções cerebrais. Eles também querem descobrir como a memória surge nos circuitos cerebrais. O objetivo com isso é entender como preservar a cognição de um indivíduo com o avanço da idade.

Outro estudo sobre os benefícios dos chás para depressão

Ainda, no ano de 2017 um outro estudo foi realizado pelo mesmo grupo de cientistas. Nesse participaram 957 voluntários chineses com idade acima dos 55 anos. Esses consumiram chá de forma regular de 2003 a 2005.

Os pesquisadores constataram que nesses participantes os riscos de declínio das funções cognitivas foi reduzido pela metade. E, ainda, as pessoas que geneticamente eram mais vulneráveis a desenvolverem Alzheimer conseguem uma redução dos danos na cognição em 86%.

Como afastar os pensamentos negativos para ajudar a curar a depressão

Os pensamentos negativos, além de te deixarem sem motivação e mais estressado, ainda afetam a sua saúde física também.

Eles podem afetar as nossas emoções e sentimentos, muitas das vezes fazendo com que uma pessoa sinta-se incapaz, com medo, com raiva, triste ou mesmo culpada.

Depressão - Afastar pensamentos negativos Depressão – Afastar pensamentos negativos

Ou seja, os pensamentos negativos podem encher uma pessoa de emoções negativas, fazendo com a pessoa se torne um depósito de negatividade.

A seguir reunimos algumas dicas para te ajudar a eliminar os pensamentos negativos da sua vida.

Começando pela hora de dormir

É um terrível hábitos das pessoas levaram os problemas para cama. Ou seja, elas estão o dia inteiro estressadas, sob pressão, pensando coisas negativas e ainda levam toda essa carga para a hora do sono.

Quando vamos dormir, nesse momento se inicia o processo de absorção das informações em nosso cérebro.

Agora imagine você indo para a cama com pensamentos negativos e pensando nos problemas? Isso levará seu cérebro a absorver tais informações negativas. E esse é um dos motivos pelos quais muitas pessoas dorme 8 ou mais horas e acordam cansadas.

Sendo mais otimista

Essa pode parecer uma dica um tanto quanto óbvia e muito simples, no entanto, pequenos pensamentos positivos podem trazer enormes resultados.

Procure sempre ver o lado bom de cada situação. Usando uma metáfora simples e bastante conhecida: “um copo está meio cheio ou meio vazio?”, tudo depende do modo como você enxerga a situação.

Aprenda a relaxar

Muitas das vezes você pode se encontrar em estado de alerta o tempo inteiro. E isso pode te deixar bastante exausto, causando tanto um desgaste mental quanto físico também.

Evite pensar numa atividade enquanto está realizando outra. Foque no que precisa fazer agora e deixe o que é para depois…para depois.

Cura natural para depressão com relaxamento Cura natural para depressão com relaxamento

Como o nome já diz, uma preocupação trata-se de uma “pré-ocupação”, ou seja, você se ocupa de algo antecipadamente. Por isso, evite pensar em coisas ruins que possam acontecer, elimine de sua mente esse tipo de pensamento.

Elimine as reclamações e seja mais feliz

Tente ficar um dia inteiro sem reclamar, você verá que a sensação é muito boa. Ao invés disso, acostume-se a ser grato pelas coisas em sua vida, por menores que elas sejam.

Sempre que você reclama de algo ou volta a reclamar de alguma coisa, o que acontece é que a energia negativa que estava ao seu redor retorna.

Na realidade, sentar para reclamar dos seus problemas com amigos e familiares não resolve em muita coisa. Na realidade, isso pode é piorar ainda mais a sua situação. O que deveria ser feito é conversar com um profissional a respeito disso.

Parceiro
sessao online de thetahealing

Esteja em contato com a natureza

Sem sombra de dúvidas a natureza é uma forma do ser humano encontrar um pouco e paz e positividade. Já que o mundo qual estamos inseridos emana energia negativas e faz com que nos tornemos um depósito de pensamentos negativos.

Cura natural para depressão com contato com a natureza Cura natural para depressão com contato com a natureza

Aproveite alguns minutos do seu dia para estar em contato com a natureza. Você pode fazer um passeio no parque ou mesmo aproveitar o verde e o sol do seu quintal, por exemplo.

Aproveite esse momento para meditar um pouco também. Pois a meditação é uma grande aliada para tanto eliminar pensamentos negativos como também para aliviar o estresse e a ansiedade.

Divirta-se

Muitas pessoas vivem somente para trabalho e pagarem as contas. Eis aqui uma realidade: para todos elas nunca tem fim. Portanto, tire um tempo para você, para se divertir e esquecer das obrigações por um momento, se distrair.

Saia com seus familiares, com seus amigos, viaje, enfim, não prenda-se no seu mundo imaginário. Vá ver as coisas com seus próprios olhos e senti-las por si mesmo.

Essas são apenas algumas das alternativas, dos tratamentos naturais para depressão que você pode adotar a partir de hoje na sua vida. Você notará que ao adotar essas atitudes, receitas, etc, eles apresentaram melhoras significativas na sua saúde mental e física também.

Resumo do tratamento natural de depressão

No tratamento natural, ou seja, sem utilização de medicação, você poderá usar dos passos abaixo para que os sintomas da depressão sejam diminuídos. Vale lembrar que sempre é bom procurar um médico para que ele faça um diagnóstico correto do seu nível de depressão.

Tratamento Natural Depressão - Melhores Práticas

Fazer atividade física
Tomar chás naturais
Afastar pensamentos negativos
Dormir bem
Ser otimista
Aprender a relaxar
Não reclamar
Ter contato com a natureza
Divertir-se

Importante dica sobre a depressão

Depressão não é frescura. Se você tem algum familiar apresentando alguns desses sintomas que mostramos nesse artigo aqui: é importante ajudá-lo, buscar ajuda profissional, e estar sempre ao lado dessa pessoa para que ela consiga tratar a doença e ter uma vida melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *